ACESSO E PERMANÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA INGRESSANTES NA UNEB- CAMPUS XII
Jamile de Souza Soares, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade analisar o perfil social, econômico e o percurso formativo dos estudantes do curso de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII- Guanambi, afim de compreender os avanços e desafios enfrentados pelos discentes ao acesso e permanência no ensino superior. Nesse cenário, o estudo foi realizado com estudantes do terceiro semestre do curso de Pedagogia, no primeiro bimestre de 2019, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário. A partir das respostas dos questionários, traçamos o perfil dos discentes, que se caracterizam, em sua maioria, como estudantes de escolas públicas, vindos de famílias com renda baixa e que exercem atividades formais/informais para auxiliar financeiramente sua sobrevivência. Também chama atenção o fato de muitos serem os primeiros do grupo familiar a adentrar o ensino superior, o que demonstra um avanço no acesso a esse espaço. Contudo, esses sujeitos enfrentam dificuldades para permanência na universidade, devido a sua origem socioeconômica e por isso, enfatizam a importância dos programas de assistência estudantil que os auxiliam financeiramente.
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