Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: OPÇÃO OU IMPOSIÇÃO? - UMA PROPOSTA DE PESQUISA

Alana Periquito de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida na disciplina Prática da Pesquisa Geográfica II, no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB) que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa pretende estudar a militarização das escolas públicas e as transformações no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no Colégio Municipal de Belo Campo – Bahia, que no segundo semestre de 2019, passou a ser uma escola militarizada. A pesquisa ainda tem o anseio de entender as mudanças ocorridas com esse novo modelo de gestão e os motivos que levaram essa escola a se inserir na rede de colégios militarizados. É importante destacar que, militarizar uma instituição de ensino e construir uma instituição militarizada tem impactos diferentes frente a comunidade escolar, visto que no primeiro caso, trata-se de uma imposição e aceitação e o segundo corresponde a uma opção que pode ou não ser aderida pelos pais e alunos. Esse trabalho também denota preocupação como a concepção de ensino gestada através da intervenção militar, assim como os reflexos na formação do indivíduo. A pesquisa, está em andamento, porém cabe destacar que a militarização do colégio Municipal de Belo Campo, ainda é um processo recente e teve as aulas cessadas em 2020, por conta da pandemia do Covid-19.

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