Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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GUERRA FRIA E SEU IMPACTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Vitória Souza Cavalcante, Tathiana Noronha Dos Santos, Magnólia Silva Queiroz

Resumo


Ao longo do tempo podemos observar como grandes eventos históricos exercem influência em diversas vertentes da sociedade. Os períodos pós-guerras são um retrato ideal de como disputas ideológicas e políticas, combates, avanços tecnológicos, e o desenvolvimento científico impactam até mesma na educação. No presente artigo retrataremos as consequências de um evento histórico em larga escala como a Guerra Fria, sob a visão da construção e prática do ensino de ciências em alguns países. Sendo assim o objetivo primário, é analisar as relações sócio-históricas na construção do ensino de ciências durante e pós-período das disputas ideológicas entre EUA e URSS. Trazendo como base referencial, a grande reforma do ensino secundário americano na era Sputnik, e na grande corrida espacial. Além de evidenciar os momentos pós-guerra que foram responsáveis por evidenciar significativas produções científicas de figuras emblemáticas como a de Theodosius Dobzhansky, conhecido por suas pesquisas revolucionarias na área da Genética. Tendo, portanto, como conclusão o impacto da proposto educacional no ensino americano e brasileiro, inovador para padrões nacionais da época, além de frisar a relação com o desenvolvimento do sistema capitalista estadunidense.

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