O GESTOR ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: PARA UMA RACIONALIDADE CRÍTICA
Uly Alves Moreira, Adauto Lopes da Silva Filho
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do gestor escolar, buscando dissertar sobre a sua atuação na escola, enquanto formador de professores, e a possibilidade de utilizar a construção do Projeto Político-Pedagógico como instrumento para formação contínua dos professores e o desenvolvimento da racionalidade crítica. Para tratar sobre esse assunto, fizemos uso das concepções teóricas de Lück sobre gestão escolar, de Medel sobre Projeto Político-Pedagógico, de Adorno sobre emancipação, e de Marcuse sobre racionalidade crítica, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho teórico na qual procuramos apontar a necessidade de uma formação crítico-reflexiva para o gestor escolar, que resulte em um aprimoramento da relação teoria-pratica. Defendemos que para fomentar uma possível mudança de paradigmas, o gestor pode utilizar a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para a formação continuada de professores em exercício na escola, visando a um aperfeiçoamento profissional, bem como a qualidade do ensino para os alunos. Como resultado parcial da nossa pesquisa, a partir das considerações dos pensadores supracitados, pudemos verificar que o gestor precisa realmente de uma formação diferenciada que se reflita no desenvolvimento de uma gestão coletiva e que, portanto, a construção conjunta de um PPP com fins voltados para uma racionalidade crítica poderá contribuir para impulsionar a formação continuada dos professores e também para o exercício de uma gestão verdadeiramente democrática.
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