Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE COTISTAS NEGROS(AS) DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Maurício Sousa Matos, Tatyanne Gomes Marques

Resumo


Realiza-se neste estudo o panorama das produções acadêmicas com ênfase nos cotistas negros(as), bem como em suas trajetórias no ensino médio integrado das instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, oferta educacional essa que representa pelo menos metade das vagas na Rede Federal. O levantamento contempla o período de 2012 a 2020, com a localização de artigos, monografias, dissertações e teses disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no Google Acadêmico, na Base SciELO Brasil, além dos anais de eventos nacionais e regionais da ANPEd e ABPN, inclusive da Revista da ABPN. Para isso, utilizaram-se os descritores primários: “cotas”, “cotistas”, “ensino médio integrado”, “trajetórias” e “rede federal”, além de descritores secundários para exaurir ao máximo o universo pesquisado. A necessidade de deslocar o olhar investigativo das pesquisas, ainda predominantes no ensino superior quando o tema são as ações afirmativas e/ou as cotas, para a educação profissional e tecnológica têm no presente estudo a possibilidade de superar as lógicas essencializadas ou reducionistas que traduzem a maioria das investigações aqui analisadas. Fica evidenciado também a ausência de produções acadêmicas que tratem das trajetórias a partir da condição de cotista negro(a) egresso(a), como proposto no presente recorte de uma dissertação de mestrado em educação em andamento.

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