Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

APROXIMAÇÃO INICIAL DE DESCRITORES PARA REALIZAÇÃO DE REVISÃO DE LITERATURA: O TERMO PROFESSOR EDITOR

Marcelo Nolasco Barreto, Claudio Pinto Nunes

Resumo


Objetivo - Verificar a existência de bibliografia acerca do professor universitário como editor de periódico científico. Método – realizada pesquisa bibliográfica com abordagem descritivo-exploratória quantitativa, a partir da base de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, por meio dos descritores professor editor + periódico; periódico científico; revista científica e revista acadêmica, relacionados dois a dois, nos períodos entre 1998 a 2021, (marco legal) e 2017-2021 (marco temporal). Resultados - observou-se que o descritor professor editor, quando utilizado isoladamente, apresentou um resultado significativo de resposta no catálogo da CAPES, porém, quando empregado com outro descritor complementário, tal quantitativo é bastante inexpressivo. Também se verificou a inexistência de resultados na pesquisa realizada na BDTD. Conclusões – por se tratar de uma busca incipiente de resultados quantitativos dos descritores, não é possível determinar a existência de uma literatura, com base em dissertações e teses, que auxiliem na fundamentação do estado da arte acerca da formação do professor universitário para a atuação como editor de um periódico científico.

Texto Completo: PDF