Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: APONTAMENTOS IMPORTANTES

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Abília Ana de Castro Neta, Juliana da Silva Moura, Claudio Pinto Nunes

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão acerca da infância, da Educação Infantil como modalidade que inclui as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e traz um estudo sobre a legislação e as mudanças nas concepções curriculares norteadoras do processo de ensino-aprendizagem, além de abordar a importância da educação integral para o desenvolvimento destas crianças. Por meio de uma revisão de literatura e uma análise documental, aspectos importantes para a elaboração do currículo são abordados, como as concepções de infância, a educação integral como um direito e contradições que são inerentes às politicas nacionais de currículo para a Educação Infantil. Destacam-se neste estudo autores como Kramer (2007), Neira, Alviano Junior e Almeida (2016), Cerisara (1999) e Moreira e Silva (2013).

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