Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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A PRODUÇÃO ACADÊMICA-CIENTÍFICA SOBRE HOMESCHOOLING NO BRASIL (2010-2020)

Marina Carvalho dos Santos, Leila Pio Mororó

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados da revisão bibliográfica vinculada a uma pesquisa de mestrado em curso sobre o homeschooling no Brasil. A busca foi realizada em bancos de teses e dissertações e em Anais de eventos científicos, tendo como descritor de busca as seis formas de tradução da palavra homeschooling, com o auxílio do operador booleano AND: ensino AND lar, ensino AND domiciliar, ensino AND casa, educação AND lar, educação AND domiciliar e educação AND casa. A busca foi delimitada no período de 2010 a 2020. Entre os resultados apresentados pela primeira análise técnica das produções, o estudo aponta que o tema de ensino no lar predominou dentro da produção acadêmica-científica na região Sudeste, sendo os anos de 2014 e 2017 os que mais tiveram publicações. Mostra que são os programas de pós-graduação em Educação que mais estão pesquisando sobre o tema no Brasil e revela o predomínio do número de pesquisas desenvolvidas nas instituições privadas em relação as desenvolvidas nas instituições públicas.

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