Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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A LÍNGUA INGLESA, COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NAS NEGOCIAÇÕES, EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

André Luiz Prates Coelho, Ana Lúcia Paiva Luz Prates

Resumo


Este trabalho analisa o uso da língua inglesa no contexto das relações comerciais, em âmbito nacional, visando ao entendimento desse idioma como instrumento facilitador de comunicação, quando do fechamento de negociações. O objetivo desta pesquisa foi verificar a necessidade da língua inglesa na esfera dos negócios, em situações práticas de comunicação - falada ou escrita, revelando como acontecem essas abordagens comunicativas no ambiente de trabalho e durante as viagens, congressos e convenções, no Brasil e no exterior. Desse modo, destacaram-se as experiências cotidianas com o idioma, dentro e também fora das empresas. Através dos relatos das situações vivenciadas, procurou-se também refletir sobre alguns elementos inerentes aos estudos linguísticos, como a opinião dos entrevistados a respeito da importância do inglês para o mundo dos negócios na atualidade e alguns aspectos culturais implicados no processo comunicativo. Também buscou evidenciar que o ensino da língua inglesa é precário na escola básica, restringindo a incipiente conteúdo gramatical e quase nenhuma prática na habilidade falar. Os colaboradores desta pesquisa são 04 profissionais dos setores do comércio da cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, para a qual as entrevistas foram efetuadas, tomando-se como base um questionário com perguntas pré-estabelecidas, sobre a temática abordada, buscando contributos metodológicos para apoiar as reflexões acerca do uso do inglês para o mundo dos negócios.

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