Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO PARTICIPATIVA

Cláudia Alves Moreira Ramos, Elize Keller-Franco, Luciane Weber Baia Hees, Vânia Karoline Viana dos Santos Silva

Resumo


A gestão democrática é um princípio aprovado pela Constituição vigente e integra as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Uma das frentes da gestão democrática é a gestão participativa, que pressupõe repensar a estrutura de poder da escola, levando em consideração sua socialização. Para tanto, aponta-se como uma importante iniciativa a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. O presente trabalho, de caráter teórico-reflexivo, tem por objetivo analisar como o Projeto Político Pedagógico pode ser uma ferramenta de implementação da Gestão Participativa nas escolas. Para tanto, pretende-se responder a seguinte pergunta: de que forma a construção do Projeto Político Pedagógico oportuniza a Gestão Participativa nas instituições escolares de educação básica? Considera-se que na Gestão Participativa, a construção do PPP implica a viabilização de propostas partilhadas de ações que incitem a inovação e a expressão das variadas dimensões das identidades dos sujeitos que o constroem, executam e avaliam.

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