Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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CONCEPÇÃO TRADICIONAL E CONCEPÇÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: BASES HISTÓRICAS

Sheila Cristina Furtado Sales, Thaís Furtado Ferreira

Resumo


Repensar a educação para que o conhecimento possa ser utilizado como um meio de transformação social e de inserção do indivíduo na sociedade, seja por reconhecer o seu papel seja por modificar a realidade através do conhecimento adquirido é imprescindível para que mudanças sociais ocorram. Mas isso só é possível a partir do momento em que a escola é vista como fonte de conteúdos capazes de interagir com a vivência do educando e não apenas reproduzir verdades perpetuadas pela classe dominante. Afim de entender melhor como a relação entre conhecimento, educação formal e mudança social se moldam, faz-se necessário identificar a forma de construção das atuais bases da educação e a maneira como a escola trabalha o conteúdo. Dessa forma, esse trabalho busca identificar as origens históricas da pedagogia tradicional e da pedagogia crítico-social dos conteúdos e sua influência no modo de pensar a relação professor-aluno na sala de aula, trazendo pontos de reflexão sobre uma possível reestruturação social.

Palavras-chave: Pedagogia tradicional. Concepções de Educação. Pedagogia crítico-social.


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