Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

MIKAEL JURANDIR DA SILVA

Resumo


As presentes problematizações fazem parte da pesquisa da pós-graduação em Gestão escolar pela UNIASSELVI. Os objetivos dessa pesquisa são: investigar as concepções das gestoras sobre a gestão escolar democrática, se há importância na participação da comunidade e se a própria gestão escolar democrática possui significância para a qualidade da educação. Os principais autores/as foram: Lück (2009), Lima (2002), Paro (2010). Utilizou-se a abordagem qualitativa para analisarmos respostas subjetivas das gestoras e associada a pesquisa bibliográfica e de campo. Também é caracterizada como explicativa e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado questionário aberto (presencial) com três gestoras. A gestão escolar democrática proporciona a participação na tomada de decisão da escola e, assim, envolver além da comunidade escolar outros setores sociais são considerados sujeitos ativos. Também, esse modelo de gestão necessita ser problematizado tento como ponto de partida suas características históricas e sociais.

Texto Completo: PDF