Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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DISPUTAS EM TORNO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): UMA ANÁLISE DOS PL 4.195/2012 E 3.292/2020

Camila Campos de Lara Jakimiu, Vanessa Campos de Lara Jakimiu

Resumo


O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma análise dos Projetos de Lei 4.195/2012 e 3.292/2020 de modo a evidenciar as proposições, alterações e disputas advindas do legislativo federal em torno do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Metodologicamente adota os moldes da pesquisa documental amparando-se em Cellard (2008). Do estudo realizado foi possível constatar que o legislativo federal, enquanto instituição constitutiva do Estado Democrático de Direito, contraditoriamente, se apropria de mecanismos institucionais democráticos para atuar antidemocraticamente apresentando proposições que representam disputas formativas, profissionais, políticas e econômicas em torno do PNAE, configurando-se em uma ameaça para a agricultura de base camponesa e para os diversos sujeitos coletivos que constituem o campo brasileiro.

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