EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ
Adriano da Silva e Silva, Fernanda Kelly Barros Lago, Thais Guimarães Moreira, Nádia Adriana de Andrade Moreira
Resumo
Este artigo pretende discutir acerca das políticas públicas de formação docente para a alfabetização e letramento nas escolas do campo do município de Jequié, no qual, por meio de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) analisamos os resultados dessas políticas públicas no desenvolvimento educacional do município. Metodologicamente o trabalho parte da contextualização do percurso vivenciado pela população do campo, no que diz respeito ao processo de lutas sociais por uma educação do/no campo de qualidade, acessível e para todos, considerando todas as especificidades dos sujeitos atuantes no campo, bem como, perpassa um dos campos de discussões deste trabalho que é a alfabetização e letramento para a educação do/no campo. Contatou-se a necessidade de afirmação das especificidades do campo e dos seus sujeitos, no caso a valorização da cultura campesina dentro dos espaços educacionais do/no campo, em conformidade notou-se a necessidade de políticas públicas educacionais que também considerassem em suas ações essas especificidades existentes, além é claro, de uma formação docente específica que compreenda os valores culturais campesinos para uma atuação docente na educação do/no campo.
Texto Completo: PDF