Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GESTÃO DA CLASSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE ACERCA DOS PROCESSOS QUE OCORREM NA SALA DE AULA

Amanda Santos Silva, Caroline dos Santos Novais, Gabriela Ribeiro Gomes, Rejane Souza Ribeiro de Cristo

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar como a organização da gestão de classe, na perspectiva do autor Clermont Gauthier (1998) e diversos outros autores para definir o controle e a organização que o professor tem da classe em relação ao favorecimento ordenado das atividades relacionadas ao ensino e a aprendizagem, como ela influencia os processos ocorrentes em sala de aula a partir: das decisões e atitudes docentes; do comportamento dos alunos e do ambiente. Tornando-se ponto de partida de um estudo mais amplo, que tem como objetivo específico analisar a gestão da classe do professor da educação infantil, em uma turma da faixa etária de 5 anos, turno vespertino, em uma escola periférica da rede municipal de Educação Infantil da cidade de Jequié, no interior da Bahia, tendo como base o texto “Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente”. Os instrumentos de investigação e análise foram observação direta sistematizada, descrição de abordagem qualitativa e levantamento de referências pertinentes ao tema. O resultado é preliminar e trata-se de conceituar o que se define por gestão da classe com a prática observada no ambiente em que se sucede.

Texto Completo: PDF