O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CENÁRIO PANDÊMICO
Paula Hikari Morita, Soraia Kfouri Salerno
Resumo
O estudo do Projeto Político Pedagógico como instrumento da gestão escolar que expressa a construção identitária da instituição e define o seu percurso educacional. A irrupção da pandemia pela Covid-19 em todos os espectros da realidade social trouxe um cenário emergencial para as instituições escolares de todo o mundo. Assim, este trabalho objetiva analisar o papel do planejamento como instrumento político de antecipação e projeção para a atuação profissionalizada, contextualizando as orientações para as unidades escolares diante do cenário pandêmico. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, na qual foram utilizadas a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e análise documental referentes aos documentos expedidos pelo Sistema Estadual de Educação do Paraná. Diante das ações tomadas pelas unidades escolares orientadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em relação ao planejamento da escola, foi constatado que a indicação pela remissão ao Projeto Político Pedagógico se alinha com a perspectiva de que num cenário extraordinário e imprevisível não é possível planejar para longo prazo e que o contexto de excepcionalidade fragilizou ainda mais as condições escolares. Espera-se contribuir com elementos para o debate e perspectivas sobre o planejamento educacional.
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