Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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PROFESSORES DE BIOLOGIA QUE ATUAM FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Daiane Nascimento de Almeida, Daisi Teresinha Chapani

Resumo


A intenção deste trabalho é discutir como os professores que são formados em Ciências Biológicas, mas ministram aulas em outras disciplinas, veem sua prática pedagógica. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, realizada com oito professores de Biologia, constituintes do quadro efetivo da rede estadual e atuantes no ensino médio, que se dispuseram a participar da pesquisa. Como resultado, notamos que os professores assumem classes de disciplinas para as quais não têm formação principalmente pela necessidade de complementarem sua carga horária. Eles alegam encontrar muitas dificuldades nessa situação, porém a maior parte dos problemas relatados referem-se às condições gerais de trabalho. Afirmaram também buscar sozinhos resolver os problemas advindos dessa situação. Concluímos ser necessária maior coerência na atribuição de classes para que os professores não se vejam obrigados a lecionar disciplinas para as quais não têm formação específica.

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