A ESTRUTURA DE TECNOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA BAHIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Carina Marjorie Garcia Melo, Lívia Andrade Coelho
Resumo
Políticas públicas educacionais têm sido implementadas pelos governos federal e estadual com vistas a inserção de tecnologias digitais nas escolas públicas do país desde a década de 1980. Nosso objetivo neste artigo é analisar a estrutura de Tecnologia - TI das escolas públicas da rede estadual de ensino do município de Itabuna/BA. O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento, realizada no período de setembro de 2020 a março de 2021, através do Programa Iniciação Científica/UESC, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Trata-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, pois consideramos que as especificidades do processo passarão por várias formas de investigação que Creswell (2010, p. 209) denomina de “interpretativa”, onde “os pesquisadores fazem uma interpretação do que enxergam, ouvem e entendem”. A produção de dados para análise foi realizada através de pesquisa na Plataforma Qeduc, para análise dos dados do Censo Escolar MEC/INEP 2019, pesquisa bibliográfica e contato com os gestores das escolas. Como resultado parcial, verificamos que as instituições de ensino da rede estadual pesquisadas, embora tenham laboratório de informática com internet banda larga, ainda tem dificuldades para uso desses recursos, em função da quantidade de equipamentos insuficientes, velocidade da banda larga que não atende as demandas das escolas e insuficiências quanto a formação de professores para utilização desses recursos.
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