Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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A COMMODIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO MATÉRIA-PRIMA E AS NOVAS METAMORFOSES DO BRAZILIAN ACADEMIC CAPITALISM

Alisson Slider do Nascimento de Paula

Resumo


O texto objetiva analisar o modus operandi do capitalismo acadêmico que é irradiado no Brasil e suas decorrentes implicações para o conhecimento científico. O roteiro metodológico corresponderá a um estudo documental que buscará em documentos de organismos internacionais, além de documentos específicos à particularidade brasileira conotações para as diretrizes para a educação superior brasileira. Além disso, usar-se-á uma revisão de literatura. Considera-se que não obstante os apontamentos para o empresariamento da educação superior através de parcerias público-privadas que subsidiam a expansão do setor privado-mercantil da educação superior a partir de sua financeirização via fundos de investimentos e espoliação do fundo público, novas medidas buscam impulsionar o desmonte das instituições federais para adequá-las ao padrão da New American University que se caracteriza como o movimento de mercantilização da produção científica e investimentos privados no setor público, buscando, desta maneira, a constituição da World Class University. No limite, a irradiação das Edtechs, doravante pademia da covid-19, possibilitou que setores empresariais vinculados à algumas esferas da educação, sobretudo da atuação de EdTechs a buscarem efetivar o mercado da aprendizagem de modo oportunista e sem considerar o futuro da educação pública estatal.

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