Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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OS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU POTENCIAL EDUCACIONAL

Cristina Verônica Santos Novaes, João José dos Santos, Cândida Maria Santos Daltro Alves

Resumo


Os espaços arquitetônicos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) carregam um significado bem maior do que imaginamos, eles podem trazer uma intencionalidade nas relações de poder da sociedade, a forma como são pensadas a educação e a concepção de ser humano que se pretende formar, mas também podem se constituir em múltiplas possibilidades de aprendizagens e mudanças sociais, como processos de inclusão, de democracia e ações que estimulem mais qualidade de vida aos educadores e toda a comunidade acadêmica com atividades culturais, lúdicas e diversificadas. Estas discussões sugiram na disciplina Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade no Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação – PPGE, Formação de Professores da Educação Básica. Como metodologia foi utilizada abordagem qualititativa, pela qual o texto analisou os espaços da UESC e a relação com a estrutura de educação que a Instituição se dispõe a formar. Com isso, foi possível verificar questões que nos levaram a compreender os entrelaçamentos entre essas relações de poder da sociedade vigente e a forma como foi pensada a educação e a concepção de ser humano que se pretende formar. Espera-se que esse estudo possa também provocar novos olhares para esses espaços arquitetônicos na educação, a fim de possibilitar pensar outras possibilidades de aprendizagens e mudanças favoráveis a uma educação emancipatória e transgressora.

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