Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O MERCADO ENTRA EM CENA

Fernando Reis Espírito Santo, Christiane Freitas Luna, José Lúcio Santos Muniz

Resumo


O artigo realiza inicialmente uma discussão sobre as reformas estruturais que ocorreram no Brasil e as influências destas reformas no conjunto de políticas propagadas em setores essenciais em meados da década de 1990 no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, enquanto estratégia de reordenação das forças do capital, provocada, pós-decadência do modelo de Bem Estar Social. O artigo descreve também o impacto dessas políticas na Educação Superior no Brasil mostrando o desenvolvimento da mercantilização desse nível de ensino através da proliferação do ensino privado. Evidencia o impacto das intervenções do Banco Mundial em setores como a Educação Superior através das recomendações e por fim analisa as Políticas de Avaliação da Educação Superior no Brasil, caracterizando o Exame Nacional de Cursos como um instrumento político a favor da mercantilização e do conservadorismo desse nível de ensino.

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