ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS IES PÚBLICAS BAIANAS
Ari Fernandes Santos Nogueira, Iracema Oliveira Lima
Resumo
O presente texto apresenta extrato de pesquisa em andamento, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas da Educação Superior, GEPPES/UESB. A pesquisa parte do questionamento: De que maneira o Ensino Remoto Emergencial, ERE, como estratégia de superar os impactos da crise pandêmica mundial na educação superior, está afetando a permanência de estudantes IES públicas baianas? Com o objetivo de pesquisar impactos do ERE na permanência de estudantes nas IES públicas baianas elaborou-se estratégias de triangulação para (i) investigar como o ERE afeta a permanência de estudantes nos cursos de graduação das IES; (ii) identificar ações institucionais de apoio à permanência implementadas ou reeditadas pelas IES públicas baianas no âmbito do ERE e; (iii) analisar impactos do ERE na permanência dos estudantes nas IES públicas baianas. Os dados levantados e as análises realizadas até o momento apontam contradições entre a concepção teórico-política de permanência e as ações informadas pelos estudantes participantes, desenvolvidas pelas IES públicas baianas no contexto de ERE.
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