Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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A PARTICIPAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BAIANAS NA EXPANSÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD, NO ESTADO DA BAHIA

Adriana da Silva Souza, Iracema Oliveira Lima

Resumo


Este artigo busca analisar a partir da legislação e atos normativos, qual a participação das universidades estaduais baianas na oferta de cursos de formação de professores por meio da modalidade Educação à Distância_EAD, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil_UAB. A UAB instituída pelo Decreto nº 5.800/2006, tem se configurado como parte do processo de expansão de vagas na educação superior especialmente a partir dos anos 1990. Nesse processo relacionaremos a meta 21 estabelecida pelo Plano Nacional de Educação e a expansão da EAD via universidades estaduais baianas nos cursos de formação de professores. A pesquisa realizada até o momento aponta que o Estado da Bahia, via Universidades Estaduais, vem disputando espaços de formação mesmo em localidades que acontecem os cursos presenciais, A abordagem teórica-metodológica é orientada à luz do materialismo histórico dialético que, a partir das categorias historicidade e contradição buscam realizar a análise desse fenômeno no território baiano. Como procedimentos metodológicos utilizamos até o presente momento: revisão da literatura, pesquisa documental acerca da educação superior disponíveis nos bancos de dados do MEC, do INEP, da SEC-Ba, e das Universidades Estaduais baianas. Nas considerações finais apontamos a convergência da politica do estado da Bahia com a expansão massificada da educação superior via EAD.

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