Eixo Temático 03 – Linguagem e Processos de Subjetivação
Sumário
Artigos
ANÁLISE DOS GESTOS E DA DIREÇÃO DO OLHAR EM UMA VIDEOAULA DE PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM COGNITIVA | |
André Lisboa, Beatriz Graça, Maíra Avelar Miranda |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS CONTEMPORÂNEAS | |
Angélica de Souza Teixeira, Andrena Silva Reis, Camila Macedo Silva, Mécia Pires da Silva |
ABORDAGEM DA DISLEXIA POR MEIO DO MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU | |
Alexandre Junior de Souza Menezes, Alessandra Porto da Silva, Luciana Pereira Camacam |
O PAPEL DOS GESTOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: BREVE ANÁLISE DE UMA VIDEOAULA DE INGLÊS | |
Beatriz Graça, André Lisboa, Maíra Avelar |
A MEDIAÇÃO NAS RELAÇÕES DE INTER (AÇÃO) COM SUJEITO AFÁSICO | |
Brena Batista Caires, Simone Maximo Pelis, Débora Evelyn Macedo dos Santos Silva, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
FAMÍLIA: SENTIDOS E MEMORÁVEIS EM UM LIVRO DIDÁTICO | |
Byron de Castro Muniz Teixeira, Sabrina Santos Barros, Maria Alice Santos Ferraz, Adilson Ventura da Silva |
LETRAMENTO LITERÁRIO: UM PERCURSO À PRÁTICA DOCENTE | |
Claudinécia do Prado Souza, Larissa Felicidades dos Santos, Zeneide Paiva Pereira Vieira |
O BRINCAR LIVRE DAS CRIANÇAS E SUA TRAVESSIA EM DEVIRES: PISTAS PARA PENSAR AS INFÂNCIAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS | |
Daniela Martins Santos, Marilete Calegari Cardoso |
PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PLANALTO-BA: PROJETO DE INCLUSÃO E AÇÃO EDUCATIVA – INCLAE | |
Elaine de Jesus Silva Oliveira, Nereida MªS.Mafra De Benedictis |
O IDOSO COM ALZHEIMER: O SUJEITO REVELADO PELA LINGUAGEM | |
Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Simone Maximo Pelis, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
IRONIA DO DIÁLOGO PSICOLÓGICO (IDP): EXPERIÊNCIA DO DIÁLOGO SOCRÁTICO COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UMA ÉTICA EM UM CONTEXTO DE MODERNIDADE LÍQUIDA | |
Enoque Luz dos Santos, Carla Eloá de Oliveira Ferraz |
A ALIMENTAÇÃO EM TANHAÇU – BA, MEMÓRIA, TRADIÇÕES E CONTEMPORANEIDADE | |
Vilomar Sandes Sampaio, Fabiana Santos Silva |
DIALOGISMO E EXOTOPIA: O OLHAR DE SI E DO OUTRO POR MEIO DE NARRATIVAS DE VIDA | |
Fernanda Cerqueira Sousa, Maria Aparecida Pacheco Gusmão |
GARIMPO TEXTUAL E(M) TRABALHO DO PROFESSOR: (IM)PACTOS PARA A DIDATIZAÇÃO | |
Fernando Gonçalves de Souza Neto, Raul Bonfim Barbosa, Fernanda de Castro Modl |
PROPOSTA CURRICULAR PARA UM “NOVO” ENSINO MÉDIO NA BAHIA: TRAMAS AGENCIADAS | |
Flávio Figueredo Santos, Daniele Farias Freire Raic |
SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ANÁLISE DOS SENTIDOS EM SALA DE AULA | |
Florisbete de Jesus Silva, Adilson Ventura, Roscele de Carvalho Tavares, Daniela Ribeiro de Jesus |
A FORMAÇÃO E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA | |
Gabriel Coelho Fernandes, Daniele Farias Freire Raic |
ENSINO DE INGLÊS EM FRANQUIAS: UM OLHAR EDUCACIONAL SOBRE OS DADOS, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ADVINDOS DE OUTRA ÁREA DE CONHECIMENTO | |
Germinio José da Silva Junior |
A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DA PERCEPÇÃO AUDITIVA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN | |
Jhenifer Vieira da Silva, Silvia Regina Marques Jardim |
EDUCAÇÃO E EFEITOS DE VERDADE NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 | |
Juan Monteiro |
CARTOGRAFIA: HORIZONTES DE UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA | |
Josemary da Guarda de Souza, Daniele Freire Farias Raic |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, ESCOLHA HUMANA E POSICIONAMENTO: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO | |
Edisio Pereira da Silva Luz Júnior, Igor Andrade Santos, Joyce Fernandes Prates, Carmem Virgínia Moraes da Silva |
A LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR À LUZ DA BNCC NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Juciene Dias da Luz, Maria Elizabete Souza Couto |
A AUSÊNCIA DO ESPAÇO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ENQUADRE NO PAPEL DO ESTUDANTE | |
Juci Barros de Oliveira Cardoso, Ester Maria de Figueiredo Souza |
DO TEATRO À PSICANÁLISE: LUGAR DE FALA, MOMENTO DE ESCUTA | |
Juliana Oliveira Santos, Adriana Vespasiana Magalhães Dias, Edisio Pereira da Silva Luz Júnior, Maria Fernanda Martins Moreira |
REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ACADÊMICO CEGO COMO SUJEITOS DA LEITURA | |
Kelly Alencar Fróes Fonseca |
O DESTRONAMENTO DO AUTOR: A CULPA É DA FANFIC | |
Kendra Santos Silveira, Ruane Gabriele Silva Martins, Vinícius Viana Busatto, Márcia Helena de Melo Pereira |
MEMÓRIA, LINGUAGEM E SUBJETIVIDADE: A CURA EM ANÁLISE COMO O TRABALHO DE REMEMORAÇÃO, PRODUÇÃO DE NARRATIVAS E RETIFICAÇÕES SUBJETIVAS | |
Laelson Matos Ribeiro Júnior, Edvania Gomes da Silva |
A PRÁTICA DO PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA | |
Letícia Novais Pereira Assunção, Roberta Bolzan Jauris |
PROFESSOR (DES)PROFISSIONAL: SENTIDOS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS | |
Lívia Cristina de Souza Sigliani, Danilo Sobral de Souza, Lavínia Costa Sousa, Adilson Ventura |
SENTIDOS DE BRASIL NO HINO NACIONAL DAS CONTRACAPAS DOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Lorena Ferreira Mafra, Érica Costa Rêgo, Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura |
SENTIDOS DO NOME LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM NARRATIVAS DE VIDA | |
Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura, Lorena Ferreira Mafra, Érica Costa Rêgo |
MANUAIS DE PROFESSORES: SENTIDO DE LETRAMENTO E ANÁLISE PARCIAL DOS DISCURSOS | |
Maria da Conceição Almeida Queiroz, Anderson de Carvalho Pereira |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PRÁTICA A SER RESSIGNIFICADA NO ENFOQUE DOS LETRAMENTOS | |
Maria de Fátima Silva da Rocha, Ester Maria de Figueiredo Souza |
A ESCOLA E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DOS ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA | |
Maria Isabel Pereira Flores, Natália Silva Resende, Daniele Farias Freire Raic |
EMOJIS E(M) UM OLHAR DISCURSIVO PARA AS INTERAÇÕES | |
Marina Santos Soares Pereira, Anderson de Jesus Caires, Ana Ketilly Manhães Magalhães, Fernanda de Castro Modl |
TEATRO DE FANTOCHES COMO FONTE DE EXPERIÊNCIAS BRINCANTES: REFLEXÕES PARA PENSAR A AUTORIA NARRATIVA INFANTIL | |
Mary Nádia de Azevedo Lima de Jesus, Marilete Calegari Cardoso |
POLÊMICA EM TORNO DA SALVAÇÃO CRISTÃ | |
Nayara Gleyce Prates Amorim Santos, Talita Souza Figueredo, Edvania Gomes da Silva |
O DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES: UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO | |
Patrícia Novais Silva, Rogério Gusmão do Carmo, Denise Aparecida Brito Barreto |
LITERATURA: ENSINO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO TEXTO LITERÁRIO | |
Pedro Santos Lopes, Arthur Neves Sousa Pereira, Denise Aparecida Brito Barreto |
EMPREENDEDORISMO COMO TEMA DE REDAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE REESCRITA TEXTUAL NO PIBID | |
Raquel Alves dos Santos, Stefhani Cardoso Ribeiro, Zeneide Paiva Pereira Vieira |
ESTIGMAS, PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES NA PRODUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIIMENTO INSTITUCIONAL | |
Simone Santos da Silva, Patrícia Santana Machado, Daniele Farias Freire Raic |
O TRABALHO COM O GÊNERO DIGITAL MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Stefhani Cardoso Ribeiro, Zeneide Paiva Pereira Vieira, Ana Maria Oliveira Lima |
UM OLHAR SOBRE A LINGUAGEM E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO EM ACOMPANHAMENTOS DE AFÁSICOS | |
Tamiles Paiva Novaes, Iva Ribeiro Cota, Gabriela Cangussu de Souza Moraes, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
FAKE NEWS E O SUJEITO-LEITOR NA ERA DIGITAL | |
Thais Dias de Almeida, Juan Monteiro |
XUXA E CARNAVALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA | |
Tiago Martins da Silva, Thalita Rocha Souza, Ticiane Oliveira da Silva Caldas, Márcia Helena de Melo Pereira |
O PROCESSO DE ADOECIMENTO DO (A) PROFESSOR (A) E SUA SUBJETIVAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE | |
Vandeilton Trindade Santana, Edivana Almeida Aguiar dos Santos |
CONFLITOS SOCIOCULTURAIS NA IDENTIFICAÇÃO E DESIGNAÇÃO DE PESSOAS COM ALBINISMO: RETOMADA DE PESQUISA À LUZ DE NOVAS PONDERAÇÕES TEÓRICAS | |
Zélia Maria dos Santos Santana, Sônia Valéria Barbosa de Oliveira, Nivaldo Vieira Santana |
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO PELA LÍNGUA: GÍRIAS DE GRUPO PRESENTES NA ALA FEMININA DE UM PRESÍDIO | |
Eliane Souza Pereira, Valéria Viana Sousa, Byron de Castro Muniz Teixeira |