Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DA PERCEPÇÃO AUDITIVA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Jhenifer Vieira da Silva, Silvia Regina Marques Jardim

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de monografia que teve como objetivo analisar a contribuição da música no desenvolvimento da linguagem de crianças com SD por meio da discriminação e da percepção auditiva. O arcabouço teórico-metodológico fundamenta-se na Neurolinguística Discursiva e na Teoria Histórico Cultural de Vygotski. Os dados foram coletados no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística-Lapen, na UESB, Campus de Vitória da Conquista-BA. Participaram da pesquisa três crianças com SD, durante quatro meses. As sessões foram realizadas uma vez por semana e cada sessão com duração de uma hora. Para produção de dados, foram realizadas atividades musicais diversificadas e utilizadas fichas com figuras de animais, de sons ambientais e das melodias apresentadas. A partir das intervenções, constatamos que as crianças evoluíram em sua produção oral, apresentando aumento do vocabulário e ampliação da percepção auditiva.

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