Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PLANALTO-BA: PROJETO DE INCLUSÃO E AÇÃO EDUCATIVA – INCLAE

Elaine de Jesus Silva Oliveira, Nereida MªS.Mafra De Benedictis

Resumo


A Educação Inclusiva é um processo social que visa integrar todas as crianças portadoras de necessidades educacionais especiais no ambiente escolar, em um sistema regular de ensino, afim de promover o ensino aprendizagem dos mesmos. Essa pesquisa buscou analisar o processo de ensino de Geografia em Planalto-BA, considerando a importância da relação entre o professor e o aluno para que haja a consolidação de ensino e aprendizagem, dando ênfase ao Projeto de Inclusão e Ação Educativa-INCLAE, que surgiu a partir do aumento das matriculas de alunos portadores de necessidades educacionais especiais no município a partir de 2011. Nesse sentido a participação do professor foi crucial, pois ele fazia as primeiras observações dos alunos na sala de aula para encaminhá-los ao NAPP. Para a concretização da pesquisa utilizamos de um referencial teórico, aplicamos entrevistas, analisamos dados obtidos pela secretaria de educação e realizamos observações no espaço escolar. É possível definir que o município de fato segue as regras impostas pela Constituição dentro da sua realidade e das suas possibilidades, mas, é sabido que para que haja um resultado satisfatório seria necessário um investimento maior no projeto, entretanto isso não é uma das prioridades da rede municipal de ensino nesse momento, dado que existem outras demandas que precisam ser solucionados com emergência.

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