SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ANÁLISE DOS SENTIDOS EM SALA DE AULA
Florisbete de Jesus Silva, Adilson Ventura, Roscele de Carvalho Tavares, Daniela Ribeiro de Jesus
Resumo
Este artigo discute sobre a contribuição da Semântica Enunciativa do Acontecimento na Alfabetização, para interpretação de textos que circulam em sala de aula. O objetivo é demonstrar como essa teoria pode auxiliar professores/as alfabetizadores/as a problematizar os sentidos produzidos pelos dizeres que constituem tais textos, a compreender que esses sentidos podem apontar para um memorável, tomado aqui como uma rememoração, um recorte realizado pelo acontecimento, originando, a partir daí, a latência de futuro, ou seja, as possibilidades de interpretação. A Semântica Enunciativa do Acontecimento (doravante Semântica do Acontecimento ou SA) é um construção teórica que define a enunciação como uma prática política que instala o conflito no centro do dizer e compreende que o sentido se constitui historicamente, na relação do sujeito com a língua, no acontecimento. (GUIMARÃES, 1989, 2005, 2007a/b, 2009). Nesse sentido, apresentamos a teoria supracitada, em seguida é feita uma demonstração de como é possível analisar os sentidos das palavras com crianças em processo de alfabetização, como os textos podem ser explorados visando não apenas a aprendizagem da leitura e da escrita, mas também a compreensão dos sentidos que os constituem.
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