Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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A MEDIAÇÃO NAS RELAÇÕES DE INTER (AÇÃO) COM SUJEITO AFÁSICO

Brena Batista Caires, Simone Maximo Pelis, Débora Evelyn Macedo dos Santos Silva, Nirvana Ferraz Santos Sampaio

Resumo


Este artigo foi elaborado com base em observações e análises de dados constituídos a partir de registros de acompanhamentos do sujeito afásico “AA” em situações enunciativo-discursivas em interação com a pesquisadora “Ibb” no Espaço de Convivência entre Afásicos e Não Afásicos. Este trabalho tem como objetivo apresentar e elucidar a importância do pesquisador, na função de mediador, no processo de ressignificação da linguagem do sujeito afásico. Na perspectiva da Neurolinguística Discursiva, Coudry (2010, p.23) ressalta que o ponto de partida da interlocução é tudo aquilo que a ela diz respeito, consideram-se as relações que nela se estabelecem entre os sujeitos falantes de uma língua, dependentes das histórias de cada um e seus atravessamentos. Nessa perspectiva, são consideradas, também, a condição de produção dos enunciados e as circunstâncias histórico-culturais, além disso, o papel do mediador é visto como relevante para a busca e o encontro do sujeito afásico com os significantes. Neste texto, serão apresentados dados, discussões e resultados sobre a reinserção social do sujeito afásico, serão observadas trocas linguísticas e as ações resultantes dessas trocas para o sujeito afásico.

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