Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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EMPREENDEDORISMO COMO TEMA DE REDAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE REESCRITA TEXTUAL NO PIBID

Raquel Alves dos Santos, Stefhani Cardoso Ribeiro, Zeneide Paiva Pereira Vieira

Resumo


O presente trabalho foi fruto das atividades realizadas no período em que estivemos vinculadas ao Programa de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2018 e 2020. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, e compiladas para a pesquisa em foco, mediante o intermédio da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. O processo de desenvolvimento desse estudo teve início com as observações em campo, tendo como método de pesquisa o viés etnográfico, e culminou com a realização das oficinas que focalizaram o processo de escrita e reescrita de redações, com a temática do Empreendedorismo. A prática da refaccção textual atua como ferramenta para o aperfeiçoamento do texto, na medida em que faz com que o discente analise a sua escrita, identificando o que pode ser melhorado e ressignificando-a. Essa prática, quando considera os conhecimentos dos estudantes, se materializa no que é chamado de atividade epilinguística. Logo, além de desenvolver melhor o seu texto, com a reescrita o aluno torna-se um sujeito social crítico que, exercendo uma escrita com autoria, reflete sobre o texto a partir da própria produção. Nosso objetivo, portanto, é expor a metodologia adotada nessa prática docente, bem como os resultados que suscitaram no ensino de redação. Em suma, dispomo-nos a somar esforços para o exercício de produção e reescrita textual e, com as atividades propostas, aguçar o senso crítico e argumentativo dos alunos, além de aflorar os seus conhecimentos linguísticos e enciclopédicos.

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