Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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DO TEATRO À PSICANÁLISE: LUGAR DE FALA, MOMENTO DE ESCUTA

Juliana Oliveira Santos, Adriana Vespasiana Magalhães Dias, Edisio Pereira da Silva Luz Júnior, Maria Fernanda Martins Moreira

Resumo


Essa construção consiste em uma proposta de escuta psicanalítica desenvolvida por estudantes do curso de Psicologia como atividade prática do componente curricular de Práticas e Intervenção em Psicanálise, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) do campus de Vitória da Conquista. Os focos desta intervenção são baseados no interesse do olhar psicanalítico para o discurso advindo de sujeitos que além de atores são jovens com questões individuais, sociais, políticas, que os identifica como coletivo, mas principalmente como pessoas com subjetividade. O processo de investigação foi orientado por princípios gerais da psicanálise, da cartografia sentimental e do teatro do oprimido. Inicialmente foi feito um contato prévio com a responsável pelo grupo para ver se haveria interesse dos integrantes pela prática proposta pelos estagiários. Após isso foi realizado o primeiro contato seguido de três encontros grupais feitos aos sábados pelas manhãs nos quais os estagiários foram com o propósito de deixar o espaço aberto para as falas dos participantes guiarem todo o processo. Nessa investigação coube a utilização do espaço público, os encontros coletivos se deram em uma praça; o uso de um conto em um dos encontros; além de caderneta e caneta para anotações feitas por um dos estagiários. Através dos encontros em grupo foi possível perceber os aspectos que perpassam o coletivo como um todo, e também identificar as singularidades presentes nos discursos.

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