Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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ENSINO DE INGLÊS EM FRANQUIAS: UM OLHAR EDUCACIONAL SOBRE OS DADOS, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ADVINDOS DE OUTRA ÁREA DE CONHECIMENTO

Germinio José da Silva Junior

Resumo


RESUMO: Este artigo objetiva socializar dados, informações e conhecimentos, forjados, inicialmente, pelas Ciências Sociais Aplicadas, mas, que tiveram como artefato substancial de investigação, objeto correlato a área Educacional. A coleta de dados, desta pesquisa de campo, se deu por meio da aplicação de questionários disponibilizados aos “estudantes/consumidores” das franquias educacionais de idiomas de língua inglesa – CCAA, CNA, FISK, WIZARD, YAZIGI, YES – pretendendo estruturar saberes sobre a “qualidade percebida por consumidores de serviços educacionais”. O que se quer ressaltar neste paper é o “ensino de língua inglesa como serviço”. Foi feito um trabalho de revisão bibliográfica com autores próprios da área de Administração, ancorado na metodologia qualitativa e quantitativa de pesquisa. Com os resultados da análise, já materializados e prontos para divulgação, sugere-se que sejam, também, socializados com a área de conhecimento correlata da pesquisa, a área Educacional. Área capaz de triangular aspectos didático-pedagógico, deixados de fora na pesquisa original sobre os “estudantes/consumidores”; posto que, intui-se que estes dados, informações e conhecimentos possam ser revisitados e repensados sob um outro olhar, um outro foco de observação e diagnóstico. Então, este paper, objetiva tão somente divulgação/comunicação dos resultados da pesquisa de Silva Júnior (2018), à comunidade científica de pesquisadores da área Educativa; capazes de se apropriarem dessas informações e, se utilizando dos vários enfoques próprios da Educação, elaborar e (re) elaborar novos conhecimentos e cunhar novos saberes referentes aos mesmo achados de pesquisa de campo, (re) significando-os.


Palavras Chave: Franquias Educacionais de Inglês; Ensino de Idiomas; Ensino de Inglês como Serviço; Educação como Serviço; Estudantes Consumidores.

 

 


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