Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO PELA LÍNGUA: GÍRIAS DE GRUPO PRESENTES NA ALA FEMININA DE UM PRESÍDIO

Eliane Souza Pereira, Valéria Viana Sousa, Byron de Castro Muniz Teixeira

Resumo


Este estudo constitui um recorte da Monografia de Conclusão de Curso intitulada “Direito e Linguística: o vocabulário gírio da ala feminina de um presídio de Vitória da Conquista”, de autoria de Eliane Souza Pereira, defendida em 2020, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Valéria Viana Sousa e do Prof. Me. Byron de Castro Muniz Teixeira. Neste recorte, ora apresentado por nós, fundamentados na heterogeneidade linguística, objetivamos, apresentar as variações linguísticas, especificamente as gírias de grupo de uma determinada comunidade de fala presente no sistema carcerário feminino, e, assim, demonstrar como essas formas variantes identificam o informante, nesse caso, o encarcerado. Este trabalho, assim, se propõe a difundir as variações presentes no nosso Português Brasileiro e, dessa forma, chamar a atenção para a importância dos estudos sobre variação linguística no espaço de sala de aula como forma de reconhecimento da diversidade linguística presente na Língua Portuguesa. Para sustentação teórica, utilizaremos a definição de gíria em Preti (2004) e os pressupostos teóricos-metodológicos da Sociolinguística Laboviana (LABOV, 2010). Os resultados, em síntese, indicaram a ocorrência de vocábulos próprios que podem ser classificados como gíria de grupo (PRETI, 2004), que tem o seu surgimento e a marca de identificação como resposta à convivência em um meio específico, questões importantes a serem socializadas no âmbito escolar, em específico, para a compreensão do espaço prisional e, em uma perspectiva mais ampla, para o reconhecimento do uso de gírias como algo natural na língua em uso diante de determinados contextos e/ou situações.

Texto Completo: PDF