Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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EDUCAÇÃO E EFEITOS DE VERDADE NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

Juan Monteiro

Resumo


Este artigo de cunho descritivo e caráter exploratório trata-se de um trabalho ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso (doravante AD) pecheutiana. Pensada a partir de inquietações sobre as derivações de sentido sobre o espectro político-ideológico em dissertação de mestrado em andamento inserida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). O dispositivo teórico-analítico buscou responder à questão de pesquisa que indaga quais os principais desafios para educadores após as mudanças mais recentes provocadas pela pandemia do coronavírus? De modo específico, os objetivos se subdividiram em identificar as noções de saberes e conhecimentos de fatos e verdades diante dos sentidos atribuídos aos discursos que circulam nos meios digitais; compreender a constituição da forma-sujeito contemporâneo com relação aos efeitos de verdade no contexto pandêmico-digital da COVID-19 consoante ao caráter político-ideológico em evidência; e problematizar os desafios da educação em seus diversos contextos como processo emancipatório, estabelecendo recortes (unidades de sentidos) sobre efeitos de verdade relacionados ao coronavírus em redes digitais. Os sentidos atribuídos às “novas” verdades/conhecimentos re-produzidos em redes digitais são tomados como objeto central que se constitui a partir da problemática da educação nas entrelinhas do discurso ordinário que circula nestas redes.

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