Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MANUAIS DE PROFESSORES: SENTIDO DE LETRAMENTO E ANÁLISE PARCIAL DOS DISCURSOS

Maria da Conceição Almeida Queiroz, Anderson de Carvalho Pereira

Resumo


Este trabalho apresenta resultados parciais da análise de manuais de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Como parte resultante de mestrado concluído no PPGEd/UESB, a pesquisa foi realizada a partir do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso e teve por objetivo analisar os discursos sobre letramento, alfabetização e as sugestões didático-pedagógicas direcionadas aos educadores, presentes nos manuais de professores publicados como anexos aos livros didáticos. Por isso, considerou-se a análise de “dados marginais”, os indícios, conforme o paradigma indiciário de Ginzburg. Por fim, a pesquisa mostra alguns efeitos de sentido em discursos sobre o conceito de letramento, alfabetização e “cultura letrada”. Por conta disso, em se tratando do campo de estudos de letramento, há uma exclusão de questões caras às ciências da linguagem.

Texto Completo: PDF