O DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES: UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO
Patrícia Novais Silva, Rogério Gusmão do Carmo, Denise Aparecida Brito Barreto
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões a respeito das influências e confluências da cultura digital no contexto educacional a partir de arguições sobre as concepções pedagógicas que estão alinhadas ao pensamento contemporâneo. As discussões aqui tratadas oferecem subsídios para uma compreensão do que se diz educação em tempos de globalização. O artigo tem como objetivo demonstrar que é possível atrelar a teoria construtivista aos conhecimentos imbricados no uso dos aparatos tecnológicos, principalmente no que se refere ao ato de criar ideias e construir saberes. Para tanto, é importante considerar que a tecnologia digital faz parte do contexto atual contemporâneo e deve ser ressignificada no trabalho pedagógico escolar, uma vez que além de ser uma ferramenta técnica, constitui-se também como uma possibilidade didática em sala de aula através da interatividade e colaboração. A metodologia neste estudo foi pautada numa pesquisa bibliográfica, através da coleta de informações baseadas nas sínteses das concepções teóricas de alguns autores, como: Franco (1995), Becker (1993), Belloni (2009), Candau (1991), Fazenda (2006), Teixeira (2007), Freitag (1993), Luckesi (1994), Leão (2011), Silva (2011), Santaella (2003), Bacichi (2013), dentre outros autores mencionados no trabalho. O referencial teórico dividiu-se em três seções que versaram sobre contextos históricos, métodos e perspectivas de ensino no período tecnicista e no construtivista, mudanças permeadas na educação mediada pelo uso das tecnologias digitais e conexões de saberes através da interatividade em ambientes virtuais.
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