Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PRÁTICA A SER RESSIGNIFICADA NO ENFOQUE DOS LETRAMENTOS

Maria de Fátima Silva da Rocha, Ester Maria de Figueiredo Souza

Resumo


Este artigo aborda o ensino de Língua Portuguesa frente à necessidade de propor reflexões acerca de implementação de estratégias didáticas que permitam aproximar as práticas pedagógicas desse componente curricular com os diversos contextos de produção da linguagem na sala de aula. Nessa compreensão, insere-se a importância dos letramentos, como princípio orientador para formulação de estratégias pedagógicas. Para introduzir tais reflexões, aborda-se a instituição escola como formadora, compreendendo-a enquanto instituição que corrobora para a apropriação de conteúdos e para a ampliação do repertório cultural do estudante, interferindo no seu modo de se relacionar com a sociedade. Expõe-se, como proposição para organização do ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos letramentos, os Projetos Didáticos (PD) como gênero discursivo escolar para o planejamento das tarefas escolares, centrado na dimensão dos letramentos. Também, por considerar a recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na delimitação da área de Linguagens, ratifica a necessidade da contextualização e ressignificação das práticas de ensino da língua sob o aporte da abordagem sócio comunicativa.

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