Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 10 (2021)

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SENTIDOS DE BRASIL NO HINO NACIONAL DAS CONTRACAPAS DOS LIVROS DIDÁTICOS

Lorena Ferreira Mafra, Érica Costa Rêgo, Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura

Resumo


Este artigo propõe analisar o funcionamento semântico da palavra Brasil, a partir de um recorte do Hino Nacional brasileiro, presente em livros didáticos. Para tanto, baseamo-nos na abordagem semântico-enunciativa desenvolvida por Guimarães (2002; 2018), que entende que a língua não é transparente e os sentidos não são fixos ou estanques, tendo em vista sua constituição na enunciação, no acontecimento do dizer. Sob a perspectiva da SA, o acontecimento instaura uma temporalidade própria, caracterizada pelo tempo da enunciação, o que permite que o sujeito fale afetado por uma memória de sentidos, rememorando enunciações que fazem a língua funcionar. Deste modo, objetiva-se demonstrar como se dá a constituição dos sentidos de Brasil na materialidade do livro didático, além de analisar o funcionamento dos memoráveis na enunciação. Para tanto, as noções de temporalidade, acontecimento, procedimentos de textualidade e a construção de um Domínio Semântico de Determinação (DSD) serão apresentadas. Os resultados apontam que os sentidos de Brasil são constituídos no Hino Nacional a partir do recorte de memoráveis da Independência do Brasil, da extensão do espaço geográfico brasileiro, entre outros, embora não sejam realizadas reflexões no livro didático.

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