Eixo Temático 06 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos, Educação Fundamental, Alfabetização, Leitura e Escrita
Sumário
Artigos
A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DE TRABALHO PARA A FLUÊNCIA E COMPREENSÃO DE LEITURA | |
Alcione de Jesus Santos, Virginia Silveira Baldow, Vera Pacheco, Rui Rothe-Neves |
A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
Alyne Franco Gusmão, Juliana Ferraz Telles, Roseli Silva Souza, Denise Aparecida Brito Barreto |
A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA | |
Antonia Cristina Soares Cazumbá, Gisele Ferreira de Amorim, Daniel Neres da Silva, Izabel Cristina da Silva Barros |
O QUE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REVELAM? | |
Caroline Batista Silva de Souza, Matheus Lau Damasceno, Luciana Sedano |
TÉCNICA DE IDENTIFICAÇÃO DA TAXA DE CONVERSÃO GRAFOFONÊMICA COMO INDICADOR DE COMPREENSÃO LEITORA | |
Cristiane Vieira Costa Abreu, Ronei Guaresi |
ANÁLISE DO ESPAÇO/AMBIENTE EXTERNO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO PARA AS CRIANÇAS | |
Djanira Ribeiro Santana |
A FORMAÇÃO DO LEITOR CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO CONTO MACHADIANO “O ENFERMEIRO” EM HQ, COM SUPORTE DAS TDICs | |
Erivan Coqueiro Sousa, Naiara Porto da Silva Coqueiro, Daniela Oliveira Vidal da Silva |
A CAPOTERAPIA KIDS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Fabrício Augusto Ribeiro, Cinthia Magda Fernandes Ariosi |
LEITURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Geisa Fideles dos Santos, Luciana Sedano de Souza |
NAS ENTRELINHAS DO CURRÍCULO: A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Gilmara Santos de Jesus, Reginaldo Santos Pereira |
IMPLANTAÇÃO DAS CRECHES PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA DEMANDA IMINENTE EM ILHÉUS | |
Janille da Costa Pinto, Sara Mirian Pereira Alves Lemos, Luciane Cunha da Costa |
O BRINCAR DAS CRIANÇAS QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE DO GINETE | |
Girlaine Pessoa Andrade, Isabel Cristina de Jesus Brandão |
A INTERFACE ENTRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROTAGONISMO DA CRIANÇA: TECENDO REFLEXÕES PRELIMINARES | |
Hortência Pessoa Pereira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Nilma Margarida de Castro Crusoé |
“PENETRA SURDAMENTE NO REINO DAS PALAVRAS...” QUE ESPERAM SER LIDAS E ESCRITAS POR ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
Janaína Valéria Alves de Brito Silva, Maria Aparecida Pacheco Gusmão |
BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE MEDIAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA PARA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA | |
Keine Santos de Araújo, Marilete Calegari Cardoso |
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Jaqueline dos Santos Souza, Vanessa Lopes de Lima, Gisele Ferreira Amorim |
EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Laelma Alves Barros |
BRINCAR COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES DA CRIANÇA: UM ESTUDO ACERCA DO OLHAR DOCENTE ÀS INFLUÊNCIAS DOS AMBIENTE SOCIOCULTURAIS NAS BRINCADEIRAS INFANTIS | |
Laina Cariele da Cruz Ribeiro, Marilete Calegari Cardoso |
O LÚDICO E O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Larissa Edite da Cruz Ribeiro, Marilete Calegari Cardoso |
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA LÚDICA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Mário Matheus Argôlo Souza, Marilete Calegari Cardoso |
FOCALIZANDO A ORALIDADE E PROCESSOS DE LETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lúcia Paula Novaes Oliveira, Evanilda Soares e Silva |
PROBLEMATIZANDO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL NO BERÇÁRIO: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO | |
Maria Rosana Do Rêgo e Silva, Ana Rosa Costa Picanço Moreira |
EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA | |
Marleide Mateus de Jesus, Catiana Nogueira dos Santos |
PERCURSO DAS INFÂNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL | |
Mayra Luisa Nogueira Correia, Gisele Ferreira de Amorim, Susane Martins da Silva Castro |
CRIANÇAS E INFÂNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Mayra Luisa Nogueira Correia, Gisele Ferreira de Amorim, Susane Martins da Silva Castro |
CRIANÇAS PRODUTORAS DE CULTURA NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA | |
Mayra Luisa Nogueira Correia, Susane Martins da Silva Castro, Gisele Ferreira de Amorim |
BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA | |
Michelle Ângela Ferraz Santos, Isabel Cristina de Jesus Brandão |
“SERÁ QUE O ROBÔ VAI DESTRUIR A CASA TODA?!”: O PROTAGONISMO INFANTIL NAS RODAS DE CONVERSA NA CRECHE | |
Miriam Nogueira Duque Villar, Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Nilcéa Betraiz Jenevain Braga, Andressa Lodron de Oliveira |
O LÚDICO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO E DO ENTENDIMENTO DA DIFERENÇA | |
Monique Souza Silva, Lyra Andrade Barros, Laina Cariele da Cruz Ribeiro, Crislaine Dias dos Santos |
DIÁLOGOS MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARES COMO POSSIBILIDADE. APONTAMENTOS A PARTIR DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM A DISCIPLINA CONTÉUDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA | |
Tânia Regina Braga Torreão Sá, Rejane Souza Ribeiro de Cristo, Gabriela Ribeiro Gomes |
A MANIFESTAÇÃO DE PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES INICIAIS | |
Virgínia Silveira Baldow, Alcione de Jesus Santos, Vera Pacheco |
CRÍTICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM BUSCA DO ENSINO DESENVOLVENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Vívian Santos Gomes, Tiago Nicola Lavoura |