Vol. 8, No 13 (2021)

VIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional - Eixo 06

Eixo Temático 06 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos, Educação Fundamental, Alfabetização, Leitura e Escrita

Sumário

Artigos

A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DE TRABALHO PARA A FLUÊNCIA E COMPREENSÃO DE LEITURA PDF
Alcione de Jesus Santos, Virginia Silveira Baldow, Vera Pacheco, Rui Rothe-Neves
A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PDF
Alyne Franco Gusmão, Juliana Ferraz Telles, Roseli Silva Souza, Denise Aparecida Brito Barreto
A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA PDF
Antonia Cristina Soares Cazumbá, Gisele Ferreira de Amorim, Daniel Neres da Silva, Izabel Cristina da Silva Barros
O QUE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REVELAM? PDF
Caroline Batista Silva de Souza, Matheus Lau Damasceno, Luciana Sedano
TÉCNICA DE IDENTIFICAÇÃO DA TAXA DE CONVERSÃO GRAFOFONÊMICA COMO INDICADOR DE COMPREENSÃO LEITORA PDF
Cristiane Vieira Costa Abreu, Ronei Guaresi
ANÁLISE DO ESPAÇO/AMBIENTE EXTERNO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO PARA AS CRIANÇAS PDF
Djanira Ribeiro Santana
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA NAS REUNIÕES NACIONAIS DA ANPED: ANALISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO GRUPO DE TRABALHO 07 (GT 07) NOS ANOS DE 2012-2019 PDF
Édpo Felipe da Silva Ferreira
A FORMAÇÃO DO LEITOR CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO CONTO MACHADIANO “O ENFERMEIRO” EM HQ, COM SUPORTE DAS TDICs PDF
Erivan Coqueiro Sousa, Naiara Porto da Silva Coqueiro, Daniela Oliveira Vidal da Silva
A CAPOTERAPIA KIDS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Fabrício Augusto Ribeiro, Cinthia Magda Fernandes Ariosi
LEITURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM PDF
Geisa Fideles dos Santos, Luciana Sedano de Souza
NAS ENTRELINHAS DO CURRÍCULO: A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Gilmara Santos de Jesus, Reginaldo Santos Pereira
IMPLANTAÇÃO DAS CRECHES PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA DEMANDA IMINENTE EM ILHÉUS PDF
Janille da Costa Pinto, Sara Mirian Pereira Alves Lemos, Luciane Cunha da Costa
O BRINCAR DAS CRIANÇAS QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE DO GINETE PDF
Girlaine Pessoa Andrade, Isabel Cristina de Jesus Brandão
A INTERFACE ENTRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROTAGONISMO DA CRIANÇA: TECENDO REFLEXÕES PRELIMINARES PDF
Hortência Pessoa Pereira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Nilma Margarida de Castro Crusoé
“PENETRA SURDAMENTE NO REINO DAS PALAVRAS...” QUE ESPERAM SER LIDAS E ESCRITAS POR ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PDF
Janaína Valéria Alves de Brito Silva, Maria Aparecida Pacheco Gusmão
BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE MEDIAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA PARA QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA PDF
Keine Santos de Araújo, Marilete Calegari Cardoso
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Jaqueline dos Santos Souza, Vanessa Lopes de Lima, Gisele Ferreira Amorim
EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PDF
Laelma Alves Barros
BRINCAR COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES DA CRIANÇA: UM ESTUDO ACERCA DO OLHAR DOCENTE ÀS INFLUÊNCIAS DOS AMBIENTE SOCIOCULTURAIS NAS BRINCADEIRAS INFANTIS PDF
Laina Cariele da Cruz Ribeiro, Marilete Calegari Cardoso
O LÚDICO E O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Larissa Edite da Cruz Ribeiro, Marilete Calegari Cardoso
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA LÚDICA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I PDF
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Mário Matheus Argôlo Souza, Marilete Calegari Cardoso
FOCALIZANDO A ORALIDADE E PROCESSOS DE LETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Lúcia Paula Novaes Oliveira, Evanilda Soares e Silva
PROBLEMATIZANDO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL NO BERÇÁRIO: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO PDF
Maria Rosana Do Rêgo e Silva, Ana Rosa Costa Picanço Moreira
EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA PDF
Marleide Mateus de Jesus, Catiana Nogueira dos Santos
PERCURSO DAS INFÂNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL PDF
Mayra Luisa Nogueira Correia, Gisele Ferreira de Amorim, Susane Martins da Silva Castro
CRIANÇAS E INFÂNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Mayra Luisa Nogueira Correia, Gisele Ferreira de Amorim, Susane Martins da Silva Castro
CRIANÇAS PRODUTORAS DE CULTURA NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA PDF
Mayra Luisa Nogueira Correia, Susane Martins da Silva Castro, Gisele Ferreira de Amorim
BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA PDF
Michelle Ângela Ferraz Santos, Isabel Cristina de Jesus Brandão
“SERÁ QUE O ROBÔ VAI DESTRUIR A CASA TODA?!”: O PROTAGONISMO INFANTIL NAS RODAS DE CONVERSA NA CRECHE PDF
Miriam Nogueira Duque Villar, Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Nilcéa Betraiz Jenevain Braga, Andressa Lodron de Oliveira
O LÚDICO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO E DO ENTENDIMENTO DA DIFERENÇA PDF
Monique Souza Silva, Lyra Andrade Barros, Laina Cariele da Cruz Ribeiro, Crislaine Dias dos Santos
DIÁLOGOS MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARES COMO POSSIBILIDADE. APONTAMENTOS A PARTIR DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM A DISCIPLINA CONTÉUDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA PDF
Tânia Regina Braga Torreão Sá, Rejane Souza Ribeiro de Cristo, Gabriela Ribeiro Gomes
A MANIFESTAÇÃO DE PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES INICIAIS PDF
Virgínia Silveira Baldow, Alcione de Jesus Santos, Vera Pacheco
CRÍTICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM BUSCA DO ENSINO DESENVOLVENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Vívian Santos Gomes, Tiago Nicola Lavoura