Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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“PENETRA SURDAMENTE NO REINO DAS PALAVRAS...” QUE ESPERAM SER LIDAS E ESCRITAS POR ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Janaína Valéria Alves de Brito Silva, Maria Aparecida Pacheco Gusmão

Resumo


O presente estudo faz parte do Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGEn), pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e se encontra em fase inicial. As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no ensino fundamental se apresentam como uma grande problemática que afeta diretamente a vida educacional, familiar e social dos aprendizes. A cada dia, novas alternativas pedagógicas se impõem e, atualmente, nesse contexto pandêmico, o desafio parece ainda maior. Diante disso, o objetivo é investigar os discursos sobre as ações pedagógicas de alguns professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, BA, que afirmam que seus alunos apresentam dificuldades de aprendizagem nos processos da leitura e da escrita. Os anos escolhidos para a realização da pesquisa foram os 3º, 6º, e 9º anos do ensino fundamental objetivando estudos longitudinais e também buscar estratégias didáticas para superação dos principais entraves encontrados. Os construtos teóricos relativos a dialogismo e alteridade (BAKHTIN, 2011; 2018) e mediação (VYGOTSKY, 1989;1998) serão considerados no decorrer do trabalho. A abordagem metodológica é qualitativa por meio da pesquisa-ação, com base empírica, a fim de realizar uma investigação agregada à ação entre a pesquisadora e os integrantes do problema (THIOLLENT, 2008). Como instrumento para a construção dos dados, será utilizado entrevista semiestruturada que, de acordo com Gusmão (2015, p. 65) trata-se de uma combinação de perguntas fechadas e abertas, em que os entrevistados discorrerão sobre o tema. A construção dos dados investigativos será feita por meio da análise documental de textos escritos e áudios de leitura produzidos pelos alunos.

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