Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DE TRABALHO PARA A FLUÊNCIA E COMPREENSÃO DE LEITURA

Alcione de Jesus Santos, Virginia Silveira Baldow, Vera Pacheco, Rui Rothe-Neves

Resumo


Pesquisas em leitura têm demonstrado a importância da estrutura da memória de trabalho (MT) para a compreensão do processamento da leitura e da compreensão de textos. (DANEMAN; CARPENTER, 1980; JUST; CARPENTER, 1994; TOMITCH, 2003). Considerando o fato de que há amadurecimento tardio das áreas cerebrais responsáveis pelas funções de memória de trabalho (GOGTAY ET. AL., 2004) e que há uma progressão da memória de trabalho de acordo com a idade e com a escolaridade (VAZ; CORDEIRO; LUKASOVA, 2010, este trabalho avaliou a relação entre capacidade da memória de trabalho e desempenho da leitura oral e de compreensão leitora de indivíduos estudantes do ensino fundamental, estudantes do ensino médio e estudantes do ensino superior, a partir da leitura em voz alta e de resposta a teste de compreensão leitora. A partir da leitura em voz alta analisaram-se o tempo de elocução e a taxa de elocução do texto. O teste de compreensão envolveu questões ao nível da palavra (por meio do qual foi avaliada a capacidade da memória de trabalho) e questões ao nível inferencial (por meio das quais foi avaliada a compreensão leitora). Os resultados mostraram que indivíduos mais escolarizados e com maior idade apresentaram melhor desempenho nas tarefas de leitura e de compreensão de texto. O teste de correlação de Pearson encontrou forte correlação positiva entre taxa de elocução e porcentagem de acerto no teste de compreensão e forte correlação negativa entre tempo de elocução e porcentagem de acerto no teste compreensão para os grupos do ensino fundamental e médio; e atestou forte correlação positiva entre porcentagem de acerto no teste de compreensão e número de palavras lembradas para todos os grupos investigados, o que reforça a tese da importância da memória de trabalho do desempenho da leitura.

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