Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Michelle Ângela Ferraz Santos, Isabel Cristina de Jesus Brandão

Resumo


O brincar está sempre presente na vida das crianças, uma atividade livre que promove entretenimento e diversão. Grandes autores já destacaram a importância das brincadeiras, pois elas proporcionam, além de divertimento, desenvolvimento, incentivando a capacidade de tomada de decisões, independência, aprimoramento da linguagem, ensinando regras, entre outras habilidades. O Brasil se destaca no que se refere às legislações que defendem os direitos das crianças, entretanto muito se discute quando vamos para a prática, como e se estão se fazendo cumprir as leis. A presente pesquisa foi desenvolvida durante a graduação em Pedagogia para o trabalho de conclusão do curso e buscou analisar as brincadeiras em uma instituição municipal de Educação Infantil da cidade de Vitória da Conquista-Bahia, observando como as brincadeiras estão inseridas no cotidiano das crianças e a sua importância nas atividades da instituição. Constatamos que a brincadeira está presente na Educação Infantil, mesmo que às vezes sem um planejamento adequado, uma mediação adequada. Vimos a importância de cada aspecto que influi na brincadeira, desde os espaços, os materiais, os planejamentos, a execução e a mediação. Foi notório que as professoras se esforçavam para o melhor desenvolvimento das atividades, levando em consideração as condições físicas da instituição, a perecibilidade na formação e na formação continuada dos professores, a não realização das leis estabelecidas por falta de suporte governamental, tudo isso contribuindo para a não efetivação completa do direito do brincar.

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