Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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ANÁLISE DO ESPAÇO/AMBIENTE EXTERNO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

Djanira Ribeiro Santana

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo cuja finalidade foi a analisar a organização dos espaços/ambientes de uma instituição de Educação Infantil situada no município de Ibicuí-BA. Teve por objetivo analisar a organização e os objetos presentes nos espaços/ambientes educacionais, a partir da contribuição das crianças. Embora tenha sido analisado os espaços internos e externos da referida instituição, discutiremos aqui apenas a análise dos espaços externos. Para a realização do estudo, optamos pela abordagem da pesquisa de ordem qualitativa, com um estudo de caráter descritivo. O processo de interlocução desenvolvido junto aos sujeitos da pesquisa foi mediado pelo recurso da fotografia, que consentiu às crianças a analisar de modo crítico todos os espaços fotografados, emitindo sua opinião sobre estes. Para analisar os dados produzidos, aplicamos o método de análise de conteúdo de Bardin (2011), por nos permitir ter flexibilidade na organização dos dados e revisão teórica e favorecendo o desvendar do discurso de modo crítico através da inferência na interpretação das dados. Os resultados apontam para a inadequação da infraestrutura dos espaços físicos, para a ausência de brinquedos e de espaço para a brincadeira, bem como para a necessidade do contato com elementos da natureza. As descobertas da pesquisa sinalizam também para uma organização desses espaços/ambientes marcada pela desconsideração do interesse das crianças.

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