Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O LÚDICO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO E DO ENTENDIMENTO DA DIFERENÇA

Monique Souza Silva, Lyra Andrade Barros, Laina Cariele da Cruz Ribeiro, Crislaine Dias dos Santos

Resumo


Esta pesquisa tem como tema “O lúdico na formação do sujeito e do entendimento da diferença” e ressalta que a criança entende o que é ser diferente e constrói sua identidade através do brincar. Trazendo, portanto, uma análise de experiências da observação realizada na turma do primeiro ano de uma determinada escola do município de Jequié. A problemática diz respeito a entender a relevância desse tema a partir do reconhecimento da brincadeira como meio de construção do indivíduo como sujeito e sua postura também em sociedade, através do conceito de si como diferente do outro, mesmo na coletividade, além de auxiliar no processo de aprendizado da criança e de sua significação de mundo. A pesquisa aponta que o lúdico é fomentador da aprendizagem e colaborador na formação do sujeito, bastando um trabalho em conjunto entre escola e família, visto que somente desta forma haverá uma caminhada rumo ao desenvolvimento e à construção da identidade da criança.

Texto Completo: PDF