Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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TÉCNICA DE IDENTIFICAÇÃO DA TAXA DE CONVERSÃO GRAFOFONÊMICA COMO INDICADOR DE COMPREENSÃO LEITORA

Cristiane Vieira Costa Abreu, Ronei Guaresi

Resumo


Com o objetivo de avaliar a relação entre o desenvolvimento da leitura e a correlação com a compreensão leitora, foram mensurados o tempo de reação total utilizado e a taxa de conversão grafofonêmica por segundo. Observou-se, para tanto, qual a taxa de conversão grafema-fonema, por segundo, é mais significativa para a compreensão do texto lido. A técnica foi resultado de pesquisa de mestrado Acurácia e entonação na relação entre fluência e compreensão leitora em escolares do 4º ano do ensino fundamental, realizada com 200 escolares das redes públicas e particulares de ensino no Munícipio de Brumado. Os grupos com maior fluência, obtiveram, em média, um melhor desempenho em compreensão leitora e importante taxa de conversão entre 5,5 a 8,2. Esse pode ser um parâmetro significativo para a avaliação fluência leitora na aquisição e aprendizagem inicial da leitura e na avaliação da compreensão leitora.

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