Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIÁLOGOS MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARES COMO POSSIBILIDADE. APONTAMENTOS A PARTIR DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM A DISCIPLINA CONTÉUDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA

Tânia Regina Braga Torreão Sá, Rejane Souza Ribeiro de Cristo, Gabriela Ribeiro Gomes

Resumo


Os diálogos multi, inter e transdisciplinares (MIT) entre os professores do curso de pedagogia da UESB, campus de Jequié, se tornaram uma premência após a implantação do ensino remoto emergencial (ERE) nessa Universidade. Desde a retomada do semestre 2019.2, no modelo do ERE tais diálogos tem sido fundamentais, porque eles ajudam a estruturar um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que se comunicam, e porque, se comunicam, elas se encontram juntas em vários momentos do sequenciamento didático elaborado pelos professores. São atividades do tipo webinários individuais das disciplinas e coletivos, avaliações coletivas, etc. Nesse artigo, tomando como centralidade a disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino da Geografia, locada no IV semestre do curso de pedagogia da UESB vamos construindo algumas reflexões acerca do quanto esses diálogos MIT podem ser comunicantes de uma prática efetivamente dialógica.

Texto Completo: PDF