A INTERFACE ENTRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROTAGONISMO DA CRIANÇA: TECENDO REFLEXÕES PRELIMINARES
Hortência Pessoa Pereira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Nilma Margarida de Castro Crusoé
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo trazer à tona reflexões sobre as aproximações e distanciamentos presentes na relação entre o currículo da Educação Infantil e o protagonismo dos dizeres e saberes da criança na construção curricular. A reflexão é tensionada por uma dicotomia que atravessa o currículo da educação infantil onde, de um lado temos a centralização dominante e colonizadora dos adultos, concebida pela racionalização dos números, horários e rotinas universalizantes, e de outro, temos a manifestação imaginativa e inventiva do brincar, as construções de sentidos da criança, a cultura infantil e o tempo-espaço sentido e vivido. Dessa maneira, tendo como método adotado a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, o estudo foi edificado nos pressupostos teóricos que tratam sobre o currículo em uma perspectiva crítica (SACRISTÁN, 2000; APPLE, 2006; SILVA 2011) em interface com as discussões específicas a respeito do currículo da educação infantil (OLIVEIRA, 2010; 2011). Com isso, foi possível explorar alguns conceitos sobre o currículo à luz dos teóricos que discutem as teorias críticas do currículo, bem como a concepção da participação ativa da criança no currículo na educação infantil conforme as discussões e problematizações sobre o silenciamento do sujeito criança no âmbito escolar e curricular.
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