LEITURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Geisa Fideles dos Santos, Luciana Sedano de Souza
Resumo
A essencialidade da leitura para o desenvolvimento do aluno é uma questão irrefutável. No âmbito da Geografia, a compreensão dos textos se faz imprescindível para que os alunos desenvolvam competências e habilidades necessárias ao aprendizado dessa ciência. Para tanto, é preciso que se assuma nas aulas, o desafio de trabalhar a leitura, pois isto possibilitará ao aluno a ampliação e aprofundamento dos conceitos de modo a permitir que intermedeie com a realidade. Além disso, significa possibilitar também, a aquisição de abrangência de saberes de forma articulada, garantindo-lhe uma maneira de pensar e agir no mundo. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar e analisar o que tem sido produzido e discutido sobre a relação entre leitura e ensino de Geografia para o Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa em periódicos que apresentavam como temática os termos Geografia ou Ensino de Geografia. Também, por meio de teses e dissertações disponibilizadas nos sites das Universidades baianas (estaduais e federais). Os resultados da pesquisa possibilitaram perceber que apesar da importância do desenvolvimento da competência leitora para a construção do conhecimento em Geografia, parece existir uma carência de trabalho que discutam a temática.
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