Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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CRIANÇAS PRODUTORAS DE CULTURA NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Mayra Luisa Nogueira Correia, Susane Martins da Silva Castro, Gisele Ferreira de Amorim

Resumo


O presente artigo visa discutir sobre as crianças e infâncias da educação infantil à luz da contemporaneidade, partindo da perspectiva da Sociologia da Infância em relação à criança, que teve a sua concepção modificada ao longo dos séculos e que com o surgimento dessa Sociologia obteve o seu reconhecimento enquanto atores sociais. Ademais, discute-se sobre as crianças como produtoras culturais, pois estão inseridas em uma sociedade e a partir da sua interação com o adulto ou com seus pares, criam seus próprios mundos. Para tanto, evidenciou-se nessa pesquisa que a infância deixou de ser invisível, passando a ser o centro das atenções e a criança passou a ser vista como um ser que possui seus direitos e identidade própria, assim considerada a representação da sociedade.

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