Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 13 (2021)

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O QUE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REVELAM?

Caroline Batista Silva de Souza, Matheus Lau Damasceno, Luciana Sedano

Resumo


Diversos estudos demonstram a importância da inserção da discussão da Natureza da Ciência em aulas de Ciências que objetivem a Alfabetização Científica desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Isso porque os alunos sabem pouco sobre Ciências e têm pouca familiaridade com a história da construção do conhecimento científico. Diante disso, é fundamental compreendermos quais os dados que as investigações sobre concepções de Natureza da Ciência retratadas pelos alunos dos anos iniciais da escolarização apresentam, por isso o objetivo desse trabalho é identificar e analisar quais as principais características das pesquisas publicados nos últimos 6 anos (2015-2020) no portal de Periódicos da CAPES que investigaram concepções de Natureza da Ciência dos alunos em Anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos uma revisão sistemática no portal de periódicos da CAPES, buscando por artigos que investigavam concepções de Natureza da Ciência dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram a ausência de discussão de aspectos importantes, como o fato de que o conhecimento científico ser modificado com base em novas informações, além de uma carência com relação à investigação de concepções de alunos dos Anos Iniciais, indicando a necessidade de enfatizarmos a importância do ensino de Natureza da Ciência desde os primeiros anos da escolarização.

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