CRÍTICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM BUSCA DO ENSINO DESENVOLVENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vívian Santos Gomes, Tiago Nicola Lavoura
Resumo
Este texto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa que está andamento e que tem por objetivo analisar a natureza e a especificidade do ensino desenvolvente na Educação Infantil, a partir da compreensão da concepção de ensino e desenvolvimento na pedagogia histórico-crítica e na psicologia histórico-cultural, em contraposição à concepção de ensino e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nossa hipótese é a de que a teoria pedagógica histórico-crítica e a teoria psicológica histórico-cultural possuem fundamentos teórico-metodológicos necessários e fundamentais para o desvelamento e a contraposição da concepção de desenvolvimento infantil naturalizante e interacionista presente na BNCC. Como resultados parciais, destacamos a concepção de educação escolar e de trabalho educativo histórico-crítico e as relações entre ensino e desenvolvimento presentes em ambas às teorias que subsidiam este trabalho. Diante do cenário atual de reformulações neoliberais dos currículos e orientações pedagógicas a partir da normatização da BNCC, consideramos que a pesquisa trará importantes contribuições para se pensar a construção de projetos formativos cujo horizonte esteja vinculado à luta pelas máximas possibilidades de humanização dos sujeitos.
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